CASTELO DOS MOUROS

PARQUES E PALÁCIOS DE SINTRA  
CASTELO DOS MOUROS

SINOPSE

O Castelo dos Mouros é uma fortificação militar testemunho da presença islâmica na região, de edificação provável entre os séculos VIII e IX e ampliado depois da reconquista. Sobranceiro à Vila de Sintra, a sua função era de atalaia, garantindo a proteção de Lisboa e arredores.

Foi adquirido e restaurado como ruína medieval, também ao gosto romântico da época, por D. Fernando II. O Castelo apresenta uma planta irregular e é constituído por uma dupla cintura de muralhas. A muralha interior apresenta um adarve, ameias e o reforço proporcionado por cinco torreões. Destacam-se, no seu interior, a cisterna, abastecida por águas pluviais e a Torre Real.

Em 2013, foi terminado um projeto de recuperação e restauro do Castelo que criou novas instalações em madeira (que evocam torres de assalto medievais), recuperou caminhos, muralhas e a cisterna. O projeto foi precedido de investigações arqueológicas, que descobriram mais de três dezenas de sepulturas medievais cristãs, alicerces de habitações muçulmanas e objetos do Neolítico, que permitiram aprofundar a informação histórica sobre o local. Visite também o Centro de Interpretação da História do Castelo dos Mouros, que reúne achados arqueológicos que permitem compreender a evolução da ocupação humana nesta zona da serra.

 

Aberto todos os dias, exceto 1 de janeiro e 25 de dezembro

Horário: 09:00 - 18:30 (último bilhete e última entrada: 18:00)

 

Consulte a programação em www.parquesdesintra.pt para conhecer as diferentes atividades, eventos e experiências disponíveis neste local.

Mais informações: info@parquesdesintra.pt; +351 219 237 300

 

Para consulta das novas condições de acesso aos espaços PSML, por favor, clique aqui.

 

 

 

Aguarde um momento...